Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada Fluminense: pesquisa e extensão na formação de professores

Autores

  • Márcia Denise Pletsch Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Flávia Faissal de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Tomando como foco o Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada Fluminense (FPEEBF), criado a partir de projetos de pesquisas e extensão do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE), o objetivo é analisar o perfil e a política de formação de professores de cinco municípios da Baixada Fluminense participantes do FPEEBF e os impactos das atividades de formação de professores desenvolvidas no escopo do ObEE. A metodologia foi construída a partir dos princípios da abordagem qualitativa pautada na pesquisa-ação com realização de observações e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para as contradições e disputas presentes na condução das políticas públicas educacionais, bem como para a fragilidade das diretrizes políticas de educação especial e inclusiva, sobretudo quando se analisam as traduções locais e a precariedade política e financeira. Entretanto, os dados têm indicado caminhos e possibilidades construídos pelos gestores locais, ressaltando a importância da parceria entre as redes públicas de ensino básico e as instituições públicas de ensino superior na construção de projetos de pesquisa e extensão que possibilitem avançar na produção científica a respeito das múltiplas dimensões que envolvem o processo de inclusão e de formação de professores.

Palavras-chave: Políticas de educação inclusiva. Educação especial. Formação de professores.

Link: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4078/3590

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Denise Pletsch, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - RJ - Brasil. Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Nova Iguaçu, RJ - Brasil.

Flávia Faissal de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutorado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - RJ - Brasil.  Doutora em Educação  pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Campinas, SP - Brasil.  Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - RJ - Brasil.

Publicado

2019-03-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos