Informação e patrimônio cultural lgbt

as mobilizações em torno da patrimonialização da parada do orgulho lgbt de São Paulo

Autores

  • Clovis Carvalho Britto Universidade de Brasília
  • Rafael dos Santos Machado Universidade Federal da Bahia

Resumo

Objetivo: O artigo investiga as mobilizações em prol da patrimonialização de bens relacionados a comunidade LGBT no Brasil e o modo como o campo da Informação dialoga com essa temática. Compreende que, apesar de nas últimas décadas  ter  ocorrido  uma  flexibilização  conceitual,  quando  se  trata  da  seleção,  registro  e  difusão  do  patrimônio relacionado às práticas e produções culturais da comunidade LGBT, evidenciam-se lacunas, ausências e silenciamentos. Utiliza como estudo de caso as tentativas de reconhecimento da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo como patrimônio. Método: Pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, sendo analisadas dois tipos de fontes: (1) a literatura científica sobre a temática; (2) documentos relativos ao Projeto de Lei n.º 399/2017 da Câmara Municipal de São Paulo e ao Projeto de Lei n.º 176/2015 da Assembleia Legislativa de São Paulo. Resultado: Explicita as transformações no campo nocional do Patrimônio, o lugar dos patrimônios LGBT nas produções do campo da Ciência da Informação e da Museologia no Brasil e as mobilizações em torno da tentativa de reconhecimento da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo como Patrimônio Cultural Imaterial do Município e do Estado.  Conclusões:  O  artigo  destaca  a  importância  de  realizar  estudos  voltados  para  a  comunidade  LGBT  no  campo  da Informação, da Museologia e do Patrimônio, observando as reverberações da patrimonialização enquanto um processo informacional.

Palavras-chave: Informação. Museologia. Patrimônio. Diversidade. Parada do Orgulho LGBT.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e70964/43141

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clovis Carvalho Britto, Universidade de Brasília

Dout or em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa Professor Adjunto na Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação.

Rafael dos Santos Machado, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Museologia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestrando em Museologia pela Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos