A Economia Política da Informação e os contributos sociocognitivos de sua institucionalização na produção científica brasileira em Ciência da Informação

Autores

  • Rafael Silva da Câmara Universidade Federal da Paraíba
  • Edvaldo Carvalho Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Apresenta os resultados de uma análise cujo objetivo geral é verificar os contributos sociais e cognitivos no processo de institucionalização científica da economia política da informação na produção científica brasileira em Ciência da Informação. Assim, constitui-se como um trabalho descritivo e documental, com utilização de análise bibliométrica. Conclui-se, a partir dos dados analisados, que a economia política da informação caminha em sua institucionalização social na produção científica e grupos de pesquisa no campo da Ciência da Informação brasileira, mas a sua institucionalização cognitiva permanece como um desafio.

Palavras-chave: Institucionalização Científica; Institucionalização Social; Institucionalização Cognitiva; Economia Política da Informação; Ciência da Informação.

Link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5122

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Silva da Câmara, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora visitante A no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Permanente na qualidade de Professora Visitante Sênior no Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos