A gestão de documentos e tramitação de processos na administração pública, com a utilização do sistema eletrônico de informações – SEI

Autores

  • Leandro Gonçalves Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Rosália Beber de Souza Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O Sistema Eletrônico de Informações é atualmente a principal ferramenta que a administração pública utiliza para a gestão de documentos e tramitação de processos. O sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da quarta região e é o principal produto do projeto Processo Eletrônico Nacional que viabiliza uma infraestrutura de processo eletrônico e promove a modernização da gestão pública. Por meio do SEI é possível criar, assinar, tramitar e gerenciar toda massa documental remotamente, gerando eficiência e promovendo a publicidade dos atos processuais. Nesse contexto, o presente estudo teve como principal objetivo analisar as principais contribuições, riscos e limitações da utilização do SEI na gestão de documentos e tramitação de processos na Universidade Federal de Viçosa - UFV. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com a Comissão de Gestão e Acompanhamento do SEI na instituição, por meio de realização de entrevistas e levantamento documental, com obtenção de análise satisfatória do objetivo pretendido. A partir disso, conclui-se que o sistema contribui significativamente com a economia de recursos e a eficiência do serviço público na instituição. Em relação aos riscos e limitações, eles se situam em torno da gestão documental. Por ele não ser considerado um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos, o sistema coloca em risco as informações nele produzidas, exigindo que medidas efetivas de atualização sejam implementadas para sanar as incoerências encontradas.

Palavras-chave: Sistema Eletrônico de Informações, Gestão de documentos, Prcessos eletrônicos

LinK: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/25838

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Gonçalves Silva, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (UFRJ/IBICT) – Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Bibliotecário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte, MG - Brasil.

Rosália Beber de Souza, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2018). Mestra em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Especialista em Linguística e Literatura Comparada (UFV/2005) e graduada em Secretariado Executivo Trilíngue (UFV/2002)

Publicado

2021-09-25

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos