Desinformação, verdade e pós-verdade: reflexões epistemológicas e contribuições de Piaget

Autores

  • Mariana Rodrigues Gomes de Mello Universidade Estadual Paulista
  • Daniel Martínez-Ávila Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Verdade, Pós-Verdade, Desinformação, Desenvolvimento Cognitivo em Piaget

Resumo

A partir do conceito de verdade no decurso da Teoria do Conhecimento,do contexto da pós-verdade e das reflexões de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo, objetiva-se criar um espaço pra reflexão de como os criterios sobreverdade foram construídos históricamente,e inter-relacioná-los com elementos da pós-verdade eda desinformação. Metodologicamente, trata-se uma pesquisa bibliográfica. O caráter exploratório se dá justamente com o paralelo entre a temática e as fases do desenvolvimento cognitivo em Piaget. Por meio de uma reflexão histórico-epistemológica do conceito de verdade,percebeu-se que é problemáticosepensar em critérios absolutos de verdade. Porém, há informações que estão mais próximas destescritériosdo que outras. Isso depende da fonte, do propósito, conhecimento e principalmente da ética de quem escreve. Ademais, percebeu-se que adultos que não tiveram acesso ao processo de educação adequado tendema acreditar mais em fake news.

Link: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5480/5234

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Rodrigues Gomes de Mello, Universidade Estadual Paulista

Bacharel e licenciada em Filosofia. Bacharel em Direito. Especialista em Direito Público com capacitação para o Ensino Superior. Mestre em Ciênncia da Informaçâo. Doutoranda em Ciência da Informação (UNESP)

Daniel Martínez-Ávila, Universidade Estadual Paulista

Doutor na Universidade Carlos III de Madrid. Professor Permanente no PPGCI da Universidade Estadual Paulista. Graduado em Biblioteconomia. Licenciado em Documentação. Mestre em Investigação em Documentação. Doutor em Documentação pela Carlos III de Madrid.    

Publicado

2022-05-24

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos