Sobre a migração de conceitos: uma discussão necessária

Autores

  • Ana Amélia Lage Martins UFMG.
  • Alcenir Soares dos Reis UFMG.

Resumo

O artigo discute o fenômeno da “migração de conceitos”, prática a cada dia mais frequente no âmbito das ciências denominadas inter e transdisciplinares, com enfoque na Ciência da Informação. Assinala que o movimento de transposição conceitual implica na intervenção sobre um complexo de fatos e de sistemas relacionais e na atribuição de novos sentidos a conceitos que têm sua gênese ligada a contextos e campos específicos, o que faz com que o conceito tomado de empréstimo signifique, muitas vezes, fenômenos diversos quando colocados em diferentes sistemas referenciais. Aponta a composição terminológica irregular e híbrida que tem assinalado a Ciência da Informação, derivada de empréstimos obtidos junto a diferentes disciplinas, como a sociologia, a economia, a ciência da computação e a administração. Reflete, assim, de que modo a migração de conceitos pode implicar em controvérsias, contradições e equívocos que acabam por alocar determinados termos em uma “nebulosa”, dificultando a sua apreensão e sua localização, ou até mesmo por ocasionar a diluição de sua especificidade.

Palavras-chave: Migração de conceitos. Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade.

 

Link para o texto completo (HTM)

http://dgz.org.br/fev14/Art_03.htm

Biografia do Autor

  • Ana Amélia Lage Martins, UFMG.
    Mestre e doutoranda em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG.Professora associada da Escola de Ciência da Informação da UFMG.
  • Alcenir Soares dos Reis, UFMG.
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora Associada da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Sobre a migração de conceitos: uma discussão necessária. (2014). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 9(2). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/22374