O estatuto teórico epistemológico do direito à informação no contemporâneo: das dimensões aos limites

Autores

  • Marcia Heloisa Tavares de Figueredo Lima Universidade Federal Fluminense

Resumo

Analisa o estatuto epistemológico atual do direito à informação, diferenciando-o do campodisciplinar que se dedica ao seu estudo. Considera sua inserção em uma matriz de análise emque se cruzam: seu objeto de estudo; as gerações dos direitos em que os autores o classificam;seu caráter conexo ou subsidiário para a efetivação de outros direitos, em parte explicado pelasua elaboração no século XIX, quando foi enunciado junto ao direito de expressão emcontraponto com sua autonomia adquirida no século XX; seu caráter ou classificação comodireito individual, difuso, coletivo ou social; sua limitação pela necessidade de respeito à vidaprivada; sua negação ou, ao contrário, pela mentira e pelo segredo. Como conclusão apresentaum quadro resumo em que se consolida a síntese das propostas dos diversos autoresanalisados.

Palavras chave: Direito à informação. Epistemologia. Limites. Classificação.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/140

Biografia do Autor

  • Marcia Heloisa Tavares de Figueredo Lima, Universidade Federal Fluminense
    Doutora (2004) em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro em convênio com o IBICT.

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

O estatuto teórico epistemológico do direito à informação no contemporâneo: das dimensões aos limites. (2014). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 9(2). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/22389