A avaliação formativa no ensino superior: o contributo do feedback interativo e construtivo na aprendizagem ativa dos estudantes

Autores

  • Susana Oliveira Sá Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Portugal.
  • Maria Palmira Alves Instituto de Educação da Universidade do Minho na área desenvolvimento curricular e avaliação e membro integrado do CIED - Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Portugal.
  • António Pedro Costa Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Universidade de Aveiro e membro integrado do CIDTFF- Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro. Portugal.

Resumo

Neste artigo, apresentam-se os principais resultados de uma investigação, que teve como principal objetivo analisar a importância do feedback como estratégia de avaliação formativa e de melhoria do desempenho dos estudantes. O objeto de estudo foi uma unidade curricular (UC) integrada no currículo de Mestrado Integrado em Psicologia, numa Instituição de Ensino Superior.  Observámos 20h de aulas, no 2º semestre de 2013/2014 e realizámos uma entrevista semiestruturada ao docente que lecionou a UC e uma entrevista focus group a 5 estudantes que a frequentaram. Os dados foram analisados e categorizados com recurso ao webQDA- Software de Apoio à Análise Qualitativa. O feedback, interativo e construtivo, promovia o envolvimento dos estudantes na acomodação dos seus processos cognitivos, ajudando-os a desenvolver competências de regulação, ao mesmo tempo que promovia uma aprendizagem consistente. O docente criava ambientes de aprendizagem dinâmicos e não ameaçadores, estimulava a participação, a partilha, a colaboração, a exposição pessoal e a crítica construtiva.Em contextos similares de avaliação formativa, o recurso pelo docente e pelos estudantes ao feedback construtivo e interativo deve ser uma estratégia de regulação para a melhoria e consolidação da aprendizagem.

 

Palavras-chave: Ensino Superior. Avaliação formativa. Feedback interativo e construtivo.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.revistas.ufg.br/index.php/ci/article/view/31821

 

Biografia do Autor

  • Susana Oliveira Sá, Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Portugal.
    Mestre em Educação.
  • Maria Palmira Alves, Instituto de Educação da Universidade do Minho na área desenvolvimento curricular e avaliação e membro integrado do CIED - Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Portugal.
    Doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Portugal.
  • António Pedro Costa, Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Universidade de Aveiro e membro integrado do CIDTFF- Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro. Portugal.
    Doutorado em Multimédia em Educação. Universidade de Aveiro, UA, Portugal.

Publicado

2015-03-12

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

A avaliação formativa no ensino superior: o contributo do feedback interativo e construtivo na aprendizagem ativa dos estudantes. (2015). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 10(1). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/23214