Uma definição guardada a oito chaves: conceitos, considerações e apontamentos bibliográficos sobre criatividade

Autores

  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale

Resumo

O texto apresenta conceitos, considerações e apontamentos acerca da criatividade, propondo, desta forma, uma reflexão sobre a mesma. Utilizam-se, para isto, autores como Amabile (1998), Eysenck (1999), Guilford (1987), Mednick (1962), Sternberg (2006), Torrance (1972) e Vygotsky (1987), entre outros. Ao fim do trabalho, constata-se que, embora exista um variado leque de conceitualizações, não se tem, ainda, uma teoria definitiva e absoluta e, segundo apontam os autores analisados, o sentido de criatividade permanecerá assim por um longo período.

Biografia do Autor

  • Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale
    Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Coordenador do Laboratório de Criatividade e Professor do Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale.
  • Mauricio Barth, Universidade Feevale
    Mestre em Indústria Criativa pela Universidade de Feevale. Professor nos cursos de Publicidade, Produção de Áudio e Vídeo e Comunicação Visual da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2015-04-15

Edição

Seção

Pesquisas em andamento

Como Citar

Uma definição guardada a oito chaves: conceitos, considerações e apontamentos bibliográficos sobre criatividade. (2015). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 10(1). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/23860