Políbio Alves: o fascínio do vivido na perspectiva de uma escrita de si: fragmentos de uma pesquisa

Autores

  • Ana Cláudia Cruz Córdula
  • Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira UFPB

Resumo

Compreendendo os arquivos pessoais como territórios de narrativas memorialísticas, capazes de expressar a trajetória de vida de um indivíduo ou de uma organização, a presente pesquisa debruça-se sobre o acervo pessoal ainda inexplorado do escritor paraibano Políbio Alves. Tendo como escopo construir a sua trajetória literocultural e social, sob a perspectiva da escrita de si, buscando revelar os escritos de uma trajetória, estabelecendo-se uma rede de significados e de descobertas, o que nos permite atribuir-lhe um valor autobiográfico. Para tanto, adotar-se-á como pressuposto metodológico a pesquisa qualitativa do tipo documental associada à história oral de vida como método. O levantamento preliminar até então realizado nos conduz à afirmativa de um escritor com características próprias, singular na escrita, um verdadeiro operário da letra. Políbio Alves escreve, para além de suas obras, permitindo a escrita de seus “eus” através de seu acervo pessoal, nas entrelinhas dos ditos e dos não ditos.

Palavras-chave: Memória. Arquivo Pessoal. Políbio Alves. Escrita de Si. Autobiografia.

Biografia do Autor

  • Ana Cláudia Cruz Córdula
    Arquivista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, UFPB
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Doutora em Letras pela UFPB e orientadora da Dissertação.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Edição

Seção

Pesquisas em andamento

Como Citar

Políbio Alves: o fascínio do vivido na perspectiva de uma escrita de si: fragmentos de uma pesquisa. (2015). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 10(2). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/25111