Escola Nossa Senhora Aparecida: um movimento histórico de luta por escola

Autores

  • Vagner Luiz Kominkiéwicz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jéferson Silveira Dantas Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Resumo O referido artigo trata da história da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, localizada no município de Passos Maia/SC. A escola tem em sua gênese a vinculação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. A questão central deste estudo é a omnilateralidade da educação no contexto da luta por escola considerando a educação no MST. Seus objetivos fundamentais são: compreender os elementos que compõe a formação omnilateral em Marx; delinear as principais linhas políticas e os princípios filosóficos e pedagógicos básicos da educação no MST; analisar o movimento da trajetória histórica da escola atentando para os avanços obtidos, bem como os retrocessos tendo como base as linhas políticas; e os princípios da educação no MST bem como a educação omnilateral.

Palavras-chave: Educação omnilateral. Movimento Sem Terra. Formação humana.

Texto completo em: http://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724614262013187/2570

Biografia do Autor

  • Vagner Luiz Kominkiéwicz, Universidade Federal de Santa Catarina
    Vagner Luiz Kominkiéwicz Especialista em Ciências Humanas e Sociais para escolas do campo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Jéferson Silveira Dantas, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutor em Educação. Professor no Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED/CED/UFSC).

Publicado

2015-12-17

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Escola Nossa Senhora Aparecida: um movimento histórico de luta por escola. (2015). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 10(2). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/26882