Interoperabilidade da informação arquivística: a descrição arquivística como padrão e uma possível ontologia da Web 3.0

Autores

Resumo

A partir da análise do contexto de estudos de informação e considerando a especificidade da informação arquivística, aborda-se a interoperabilidade originada na padronização descritiva. A base da pesquisa é a descrição arquivística e sua versão internacional (ISAD-G) e brasileira (NOBRADE), como componentes de linguagens semânticas, que participam das camadas ontológicas da Web 3.0. Conclui-se que a padronização é importante aos agentes computacionais e ao processo para a interoperabilidade da informação arquivística e que este precisa de mais pesquisas, além de representar uma abordagem diferenciada de atuação do profissional da informação no campo da Arquivística.

Biografia do Autor

  • Charlley dos Santos Luz, FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO (FESPSP) e ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (ECA-USP).
    Charlley Luz é arquivista, professor da pós-graduação em gestão de documentos da FESPSP e consultor em estratégia de informações e ambientes digitais da Feed Consultoria. Autor dos livros Arquivologia 2.0, A informação Digital Humana e Primitivos Digitais, Uma abordagem Arquivística,
  • Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos, ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (ECA-USP).
    Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo- ECA/USP, doutora em Ciências da Informação e professora no Departamento de Informação e Cultura da ECA/USP. Participa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação (PPGCI - ECA/USP), na linha de pesquisa em Organização da Informação.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-04-11

Edição

Seção

Pesquisas em andamento

Como Citar

Interoperabilidade da informação arquivística: a descrição arquivística como padrão e uma possível ontologia da Web 3.0. (2016). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(1). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/28094