A mediação da informação e Arquivologia: aproximações teóricas

Autores

  • Mariana Lousada Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender e tecer relações entre a Arquivologia e a Mediação da Informação. Por meio de uma análise e confronto de seus conceitos principais.  O desenvolvimento e a consolidação da teoria arquivística podem ser considerados recentes quando comparado a outras ciências também de caráter social, isto se deve em grande parte, pelo fato de ter sido fundamentada em um conjunto de práticas profissionais bastante específicas - a organização e gestão de arquivos. Portanto, considera-se que discussões teóricas são fundamentais para o seu amadurecimento, pois visam suprir lacunas conceituais. Considera-se a partir das análises realizadas que há uma ausência de discussões, no entanto é nítido que a Mediação da Informação encontra-se presente em diversos momentos das práticas profissionais arquivísticas, desde a produção destinação final dos documentos e concretiza-se no momento do acesso do usuário. 

Palavras-chave: Mediação da Informação. Arquivologia. Abordagem Canadense. Arquivística Pós-Moderna.

 

Biografia do Autor

  • Mariana Lousada, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
    Professora assistente doutora no curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) com bacharelado em Arquivologia e mestrado e doutorado em Ciência da Informação, todos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Durante o doutorado, foi bolsista CNPq e Capes e teve parte dos estudos desenvolvidos na Universidade de Salamanca, na Espanha. 

Downloads

Publicado

2016-04-11

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

A mediação da informação e Arquivologia: aproximações teóricas. (2016). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(1). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/28204