Documentos digitais e direitos autorais: reflexões na Biblioteca Digital Paulo Freire

Autores

  • Rayane Soares de Sousa Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Edna Gusmão de Góes Brennand Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Analisa o processo construção da Biblioteca Digital Paulo Freire (BDPF) através de uma comparação entre os estatutos jurídicos da Lei de Direitos Autorais e as estratégias utilizadas na pesquisa. A busca, digitalização e disponibilização de documentos digitais no ambiente online realizado pela Biblioteca são verificados tendo como parâmetro o tipo de direitos autorais implicados. Constrói uma retrospectiva desta lei e como a mesma é afetada pela disseminação massiva de documentos e informações na internet. Revela o desafio enfrentado pela BDPF na disponibilização de um acervo concernente ao educador Paulo Freire. Apresenta a política de direitos autorais na digitalização do acervo da biblioteca, investigando como é realizado este processo. Apresenta as contribuições da BDPF como espaço de democratização do acesso à informação e ao conhecimento.

Palavras-Chave: Direitos autorais. Direito à informação. Biblioteca digital – Paulo Freire. Democratização da informação.

Link: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/13421/9841

Biografia do Autor

  • Rayane Soares de Sousa Santos, Universidade Federal da Paraíba
    Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) – CNPq.
  • Edna Gusmão de Góes Brennand, Universidade Federal da Paraíba
    Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Coordenadora do Programa de Pósgraduação em Mestrado Profissional em Gestão em Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB).

Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Documentos digitais e direitos autorais: reflexões na Biblioteca Digital Paulo Freire. (2016). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(1). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/29671