Avaliação da qualidade de vida no trabalho dos bibliotecários do estado do Ceará

Autores

  • Ana Zenilce Moreira Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Hamilton Rodrigues Tabosa Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Resumo: O presente artigo teve como objetivo analisar a percepção dos bibliotecários acerca da própria qualidade de vida no trabalho, assim como traçar o perfil desses profissionais. O trabalho posiciona do ponto de vista teórico, o trabalho do profissional de biblioteconomia, a qualidade de vida: sua importância e benefícios e o modelo teórico de Walton (1973).  A escolha deste modelo decorreu da sua complexidade em relação aos demais modelos de qualidade de vida no trabalho. Na metodologia utilizada está presente aplicação de um questionário estruturado a partir dos critérios e indicadores propostos no Modelo de Walton (1973). A população abordada e tida como referência do estudo é composta por bibliotecários cadastrados no Conselho Regional de biblioteconomia, atuantes no estado do Ceará.  A amostra pesquisa é constituída por 103 bibliotecários.  Os dados estatísticos descritivos   foram   tratados com auxílio do Microsoft Excel. Evidenciou-se que estes profissionais estão satisfeitos na maior parte das categorias identificadas no modelo teórico de Walton. Em contrapartida, demonstraram insatisfação nas categorias compensação justa e adequada e condições de trabalho, sendo evidenciada em sua totalidade a insatisfação dos bibliotecários nessa última categoria.

Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho. Profissional de biblioteconomia. Modelo de Walton. Trabalho informacional. Bibliotecários – Atuação.

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/25471/15180

Biografia do Autor

  • Ana Zenilce Moreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Mestrado em Administração Acadêmico realizado na Universidade Estadual do Ceará - UECE em 2012. Graduação em Administração de Empresas na Universidade de Fortaleza - UNIFOR em 2005. Técnica em Turismo pela Escola Técnica Federal do Ceará, concluído em 1999. Atualmente, é professora integrante da Carreira de Magistério Superior da Universidade Estadual do Ceará - UECE, lotada no Centro de Estudos Sociais Aplicados -CESA. Integrante do Grupo de Pesquisas Gestão de Pessoas e Médios negócios do Mestrado Acadêmico em Administração da UECE.

  • Hamilton Rodrigues Tabosa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Doutor em Ciência da Informação pela UFPB. Mestre em Avaliação de Políticas Públicas, Especialista em Gestão Universitária e Bacharel em Biblioteconomia pela UFC. Atualmente é professor do curso de Bacharelado em Biblioteconomia da UFC. Foi Coordenador de Estágios Curriculares do Curso de Biblioteconomia da UFC de 2009 a 2011. Possui experiência em bibliotecas escolares e universitárias, com ênfase no Serviço de Referência, em processos de disseminação seletiva da informação, representações descritiva e temática e recuperação da informação. Áreas de interesse: Biblioteca Universitária, Biblioteca Especializada, Gestão e Representação da informação, comportamento informacional, fontes de informação, acessibilidade informacional, tecnologias da informação e da comunicação.

Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Avaliação da qualidade de vida no trabalho dos bibliotecários do estado do Ceará. (2016). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(1). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/29827