Diferenças e semelhanças entre arquivos e bibliotecas: o profissional da informação em evidência

Autores

  • Jorge Santa Anna
  • Suelen de Oliveira Campos
  • Maria Aparecida de Mesquita Calmon

Resumo

Os arquivos e as bibliotecas constituem unidades de informação que exercem importantes funções na Sociedade da Informação. Essas unidades são detentoras de informação que quando contextualizada proporciona valor ao usuário, agregando-lhe novos conhecimentos em sua vida social. Embora tenham grandes semelhanças, as informações fornecidas por essas unidades são tratadas de forma diferenciada, sob o enfoque arquivístico para os arquivos ou bibliográfico para as bibliotecas, o que determina a grande diferença entre esses dois tipos de unidades de informação. Assim sendo, este artigo objetiva relacionar arquivos e bibliotecas destacando as diferenças e semelhanças existentes entre eles. Por meio de entrevista aplicada a um bibliotecário e um arquivista, o estudo constatou que, na prática, esses profissionais desempenham atividades similares, adequando-se conforme as necessidades da instituição mantenedora e dos usuários, desempenhando as funções de um profissional da informação.

Palavras-chave: Ciência da Informação; Arquivologia; Unidades de Informação; Informação bibliográfica; Informação arquivística.

Link: https://www.seer.furg.br/biblos/article/view/4890

Biografia do Autor

  • Jorge Santa Anna
    Professor do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
  • Suelen de Oliveira Campos
    Graduada em Arquivologia. Especialista em Gestão de Projetos (UFES).
  • Maria Aparecida de Mesquita Calmon
    Graduanda em Biblioteconomia pela UFES

Publicado

2016-12-06

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Diferenças e semelhanças entre arquivos e bibliotecas: o profissional da informação em evidência. (2016). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(2). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/31443