Diário de Classe: entre a base de dados e o documento arquivístico digital

Autores

  • Josemar Henrique Melo Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

Podemos considerar já consolidado o aumento da utilização do documento digital, tendo em vista as diversas vantagens que o uso adequado da tecnologia da informação é capaz de trazer para as instituições. Neste sentido, a identificação de um documento arquivístico digital (DAD) é um dos principais elementos para se proceder as funções arquivísticas. Assim, o objetivo deste trabalho é apontar as características fundamentais na definição do DAD, a partir dos diários de classe eletrônicos da Universidade Estadual da Paraíba. O estudo de caso analisa a produção e as formas de armazenamento deste tipo documental e conclui que a instituição não está produzindo e nem armazenando DAD autêntico e confiáveis.

Biografia do Autor

  • Josemar Henrique Melo, Universidade Estadual da Paraíba
    Professor Doutor do Curso de Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação pela UFPB e graduado em História pela FUPE.

Downloads

Publicado

2017-10-04

Edição

Seção

Memória

Como Citar

Diário de Classe: entre a base de dados e o documento arquivístico digital. (2017). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 12(2). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/35583