O uso do design thinking como ferramenta no processo de inovação em bibliotecas

Autores

  • Diana Marcela Bernal Ramírez Universidade Estadual de Londrina
  • Thais Batista Zaninelli Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar estudos de casos de sucesso do uso da abordagem do Design Thinking (DT) em bibliotecas e teve como objetivo estudar o Design Thinking através da história, as fases que compõem esta abordagem de inovação, bem como a importância da fase da prototipagem, e a relevância do Design Thinking na Ciência da Informação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual foram pesquisadas bases de dados para a coleta de informações pertinentes, como artigos de periódicos da Capes, livros e páginas de internet. Como resultado da análise das informações se conseguiu identificar a importância do DT na área da Ciência da Informação e as vantagens que pode representar esta nova abordagem no contexto acadêmico e de negócios.

Palavras-chave: Design Thinking. Bibliotecas. Origem do Design Thinking. Fases do Design Thinking. Ciência da Informação.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n49p59/34048

Biografia do Autor

  • Diana Marcela Bernal Ramírez, Universidade Estadual de Londrina
    Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UEL
  • Thais Batista Zaninelli, Universidade Estadual de Londrina
    Professora Do Departamento de Ciência da Informação da UEL

Publicado

2017-10-04

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

O uso do design thinking como ferramenta no processo de inovação em bibliotecas. (2017). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 12(2). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/36536