Relações raciais e mediação da informação: breves considerações

Autores

  • Fernando Cruz Lopes Secretaria de Educação do Estado de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-0583-2132
  • Sueli Bortolin Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Maria Nilza Silva Universidade Estadual de Londrina - UEL

Resumo

Esta pesquisa partiu da percepção de que existem poucos trabalhos que conceituam a discussão étnico-racial na Ciência da Informação brasileira. Situação que deve ser considerada preocupante, visto que o Brasil é um país em que a realidade étnico-racial foi por muito tempo tratada como igualitária. No entanto, o negro brasileiro é subjugado e dominado pelos mais diferentes sistemas sociais, isso, desde o uso de palavras para afirmação da identidade, até pontos de ação estética em que prevaleça a beleza negra, portanto afirmar-se de origem afro é muito difícil para uma parcela da população, onde o racismo e preconceito ainda estão impregnados. O objetivo deste ensaio é relacionar o ponto de intersecção entre os estudos de mediação da informação e relações raciais na Ciência da Informação. Quanto a metodologia realizou-se uma revisão bibliográfica, a fim de perceber o que já foi discutido na Ciência da Informação acerca do negro. Para tanto, também foi necessário discutir a formação dos Estudos Culturais e de que forma esses estudos influenciaram os pesquisadores da Ciência da Informação. Obteve-se como resultados uma baixa recuperação de trabalhos produzidos na área que abordem a temática etnico-racial. Contudo os trabalhos se encaixavam em discussões pragmáticas acerca de cultura e, portanto de mediação da informação. A construção de um corpus téorico sobre as discussões e mediação dependem de mais trabalhos que tratem da Ciência da Informação por um viés da cultura.

Palavras-Chave: Mediação da Informação; Identidade Racial; Ciência da Informação; Relações ÉtnicoRaciais.

Link: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/65/pdf

Biografia do Autor

  • Fernando Cruz Lopes, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
    Possui graduação em Licenciatura plena em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (2014).
  • Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina - UEL
    Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2010)
    Coordenadora TCC do curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina.
  • Maria Nilza Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL
    Foi pesquisadora convidada e realizou o Pós-Doutoramento no Centre d' Analyse et d' Intervention Sociologiques, junto a École des Hautes Études en Sciences Sociales - CADIS/EHESS em Paris entre maio de 2010 e abril de 2011. No período foi bolsista da Capes. Concluiu o Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2004. Foi bolsista produtividade de março de 2009 a fevereiro de 2015. Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Londrina, com atuação no curso de Graduação e Pós-Graduação em Ciências Sociais. Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros - CADARA, do Ministério da Educação de 2006 a 2010. Atua na área de Sociologia com ênfase em Relações Raciais, População Afro-Brasileira, Sociologia Urbana e Migração. Desde junho de 2013 coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UEL.

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Relações raciais e mediação da informação: breves considerações. (2017). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 12(2). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/36654