O arquivo e a informação como patrimônios: uma análise sobre a relevância do centro de documentação da CHESF

Autores

  • Thiago Nunes Soares UFPE
  • Tatiana Rodrigues Moura CHESF

Resumo

Analisa como o arquivo e a informação podem ser concebidos como relevantes patrimônios, tendo como fio condutor das nossas reflexões a importância do surgimento e da atuação do Centro de Documentação (CEDOC) da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF). Trata-se de um órgão governamental brasileiro cuja história está diretamente associada ao desenvolvimento do país, mais especificamente da região Nordeste. Neste sentido, o CEDOC tem sido responsável por preservar, resguardar e controlar a informação e o arquivo em suas multíplices dimensões, pois os seus acervos documentais são tidos como patrimônios relevantes para a história, memória e funcionamento institucional. Durante a pesquisa bibliográfica e de coleta de dados em campo, investigamos o trabalho organizacional desse órgão nas áreas meio e fim, ressaltando as suas atividades de atuação.

Palavras-chave: Patrimônio. História. CHESF. Arquivos.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/36264/pdf_2

Biografia do Autor

  • Thiago Nunes Soares, UFPE
    Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutorando em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • Tatiana Rodrigues Moura, CHESF
    Analista Documental da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF). Especializanda em Gestão da Informação pela faculdade UNYLEYA.

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

O arquivo e a informação como patrimônios: uma análise sobre a relevância do centro de documentação da CHESF. (2018). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 13(1). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/39417