O Serviço de Informação ao Cidadão da Biblioteca Mário de Andrade

Autores

  • Luana Aparecida Neves Severiano UNIRIO
  • Elisa Campos Machado UNIRIO

Resumo

Apresenta os resultados da pesquisa documental referente ao período de 1978 a 2007, nos arquivos da Biblioteca Mário de Andrade (BMA) de São Paulo, acerca do Balcão de Informações e do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Registra o pioneirismo da instituição no estabelecimento de uma parceria público-privada entre a BMA e a Rádio Jovem Pan e, o esforço da equipe em oferecer ao cidadão informação social, orientação no uso do acervo da biblioteca e formação para o uso e apropriação da informação, com vistas a aproximar o munícipe do serviço público. Apresenta dados referentes aos canais de informação, as fontes utilizadas à época, o quantitativo de atendimento durante o período estudado, assim como as dificuldades enfrentas pela instituição. Registra o percurso histórico do serviço com objetivo de valorizar e difundir uma ação que foi referencia na cidade de São Paulo, capitaneada por uma biblioteca pública, que serviu de inspiração para a criação do atual Poupatempo no estado de São Paulo.

Palavras-chave: Biblioteca Pública; Serviço de Informação; Serviço de Referência

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/547/987

Biografia do Autor

  • Luana Aparecida Neves Severiano, UNIRIO
    Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Bibliotecária da Prefeitura de São Bernardo do Campo.
  • Elisa Campos Machado, UNIRIO
    Docente do Programa de Pósgraduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2018-12-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

O Serviço de Informação ao Cidadão da Biblioteca Mário de Andrade. (2018). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 13(2). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/43183