Estudo de usuários para o desenvolvimento das atividades nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia.

Autores

  • Andréia Santos Ribeiro Silva IFBA
  • Marcia Ferreira Lima UFBA

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo de usuários desenvolvido nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia com o objetivo de investigar o perfil da comunidade acadêmica e conhecer as suas necessidades de informação além das atividades realizadas nas bibliotecas que contribuam para o desenvolvimento da competência em informação nos usuários. Aponta a importância do estudo de usuários como um canal de comunicação entre a comunidade e a biblioteca, trazendo o modelo de comportamento de busca e uso da informação desenvolvido por Kuhlthau (1991), que representa o processo de construção de sentidos. O método se caracteriza como um estudo de caso, que utilizou questionário online com a abordagem de tratamento dos dados quali-quantitativa. Traz, como resultados, que a informação é a condição necessária para o indivíduo adquirir conhecimentos, e a biblioteca é o local apropriado para fomentar programas para o desenvolvimento de habilidades informacionais. Desse modo, precisa ocorrer maior envolvimento por parte dos profissionais da informação no que tange ofertar produtos e serviços que satisfaçam a relação de usuários com as bibliotecas.

Palavras-chave: Estudo de usuários. Competência em informação. Instituto Federal da Bahia.

LInk: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/31434/72970

Biografia do Autor

  • Andréia Santos Ribeiro Silva, IFBA
    Bibliotecária do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Marcia Ferreira Lima, UFBA
    Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publicado

2018-12-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Estudo de usuários para o desenvolvimento das atividades nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia. (2018). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 13(2). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/43269