Imagens publicitárias e métodos de análise: perspectivas possíveis

Autores

  • Mauricio Barth Universidade Feevale
  • Gustavo Roese Sanfelice

Resumo

Em uma sociedade cada vez mais conduzida pelas imagens, analisá-las torna-se um importante elemento para a compreensão dos atuais artefatos midiáticos/mercadológicos. Sendo assim, este trabalho objetiva expor e analisar teorias que propõem análises imagéticas aplicadas à Publicidade, elencando, para isso, textos de alguns pesquisadores da corrente francesa de estudo: Roland Barthes (1964), Georges Péninou (1973) e Martine Joly (1996). Entende-se, ao fim do estudo, que, embora sejam perceptíveis semelhanças e disparidades entre as teorias abordadas, ambas podem ser empregadas em diferentes produtos de análise, cabendo ao pesquisador elencar aquela que mais atende aos seus objetivos de pesquisa.

Biografia do Autor

  • Mauricio Barth, Universidade Feevale
    Doutorando em Diversidade Cultural, mestre em Indústria Criativa, graduado em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale/RS. Editor-assistente das revistas Conhecimento Online (ISSN 2176-8501), Prâksis (ISSN 2448-1939) e Gestão e Desenvolvimento (ISSN 2446-6875).
  • Gustavo Roese Sanfelice

    Doutor em Ciências da Comunicação. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale/RS. Editor-chefe da Revista Conhecimento Online (ISSN 2176-8501).

Downloads

Publicado

2018-12-26

Edição

Seção

Pesquisas em andamento

Como Citar

Imagens publicitárias e métodos de análise: perspectivas possíveis. (2018). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 13(2). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/43397