Gestão da informação na investigação criminal Moçambicana

Autores

  • Destinado Artur Guite Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marta Araújo Tavares Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Introdução: A polícia moçambicana é uma instituição pública inserida no Ministério do Interior que, em coordenação com outras áreas deste ministério, é responsável pela manutenção da lei e ordem, no que tange à proteção das pessoas e seus bens. Ela encontra-se dividida em diferentes setores de atividade onde se escolheu o setor de investigação criminal para se fazer o estudo por se notar uma gestão diferenciada da informação entre as direções deste ministério, o que influencia nos resultados esperados. Objetivo: analisar os sistemas e as fontes de informação que a polícia de Moçambique usa na investigação dos crimes praticados naquele país. Metodologia: Depois da revisão da literatura, a análise documental foi usada para contextualizar a segurança pública moçambicana, por meio de dispositivos legais e outros materiais usados na investigação criminal o que consubstancia o método qualitativo. O método quantitativo foi utilizado para analisar os dados obtidos por meio de um survey exploratório de corte transversal administrado a 40 instrutores de processos - crime na Direção de Investigação Criminal de Nampula. Os dados foram coletados entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014. Resultados: A pesquisa revelou a utilização de sistemas de informação manuais, embora haja, na Direção estudada, recursos humanos qualificados para usar sistemas e fontes de informação automatizadas. Por outro lado, a informação contida nas bases de dados dos outros setores de atividade, mesmo que se demonstrem fontes de informação úteis para a investigação criminal, esta não tem acesso. Conclusão: a investigação criminal moçambicana precisa de mais estruturação para acompanhar a atual sociedade de informação. No que tange à gestão da informação, é necessário identificar as fontes de informação e os respectivos sistemas mais adequados para a operacionalização racional dos serviços institucionais. Há necessidade de se desenhar uma política de compartilhamento de informação ao nível mais alto da instituição, guiando-se pelas necessidades da mesma, o nível de contribuição desta para objetivos institucionais e o fim para o qual a informação é coletada.

Palavras chave: Sistemas de Informação. Tecnologia de Informação. Segurança Pública. Investigação Criminal.

Link:http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20496/24213

Biografia do Autor

  • Destinado Artur Guite, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campus Higienópolis.
  • Marta Araújo Tavares Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutora em Engenharia Industrial e Gestão da Inovação Tecnológica pela École Centrale des Arts et Manufactures de Paris. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado

2019-03-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Gestão da informação na investigação criminal Moçambicana. (2019). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 14(1). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/44552