Bibliotecário e editoração: mercado e competências necessárias

Autores

  • Maria Giovanna Guedes Farias Universidade Federal do Ceará, Brasil.
  • Juliana Soares Lima Universidade Federal do Ceará, Brasil.
  • Francisco Edvander Pires Santos Universidade Federal do Ceará, Brasil

Resumo

As impressões laborais vivenciadas no fazer docente, na experiência de conduzir um periódico científico eletrônico e na prática bibliotecária obtida no processo editorial no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), aliadas à revisão de literatura, permitiram a produção deste artigo com o objetivo de apresentar as áreas de atuação do bibliotecário no mundo da editoração e as competências técnicas e comportamentais necessárias para tal. A presença do bibliotecário no mercado editorial tem sido percebida, principalmente, em periódicos científicos e em editoras comerciais e universitárias, mas de forma ainda muito modesta. Ainda são poucos os bibliotecários que atuam na editoração, o que pode ocorrer devido à falta de conhecimento por parte do mercado editorial das diversas competências que esse profissional desenvolve durante a graduação, as quais podem ser um diferencial para uma empresa/instituição editorial. Esse profissional pode atuar na análise de provas editoriais, na assessoria aos editores, autores e pareceristas, na consultoria e avaliação técnica de revista para inclusão em bases de dados, catalogação na fonte, conferência da terminologia e indexação, elaboração de diferentes relatórios relacionados aos periódicos, além de muitas outras áreas. Para isso, precisa desenvolver competências técnicas, tais como: conhecimento do fluxo editorial, de indexadores, diretórios e bases de dados; saber correlacionar a linguagem do autor com os vocabulários controlados existentes; ter capacidade de análise e síntese; conhecer softwares de design e artes gráficas; ter domínio de normalização, ferramentas para gerenciamento de referências e padronizações em publicações editoriais, entre outras tantas; além de competências comportamentais, a exemplo de: assertividade; autonomia; concentração; criatividade; diligência; dinamismo; imparcialidade; inteligência emocional; liderança; motivação; organização; proatividade; relacionamento interpessoal e senso estético.

Palavras-chave: Editoração. Bibliotecário. Áreas de atuação. Competências técnicas e comportamentais.

Link:http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38682/pdf

Biografia do Autor

  • Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal do Ceará, Brasil.
    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia, Brasl. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, Brasil.
  • Juliana Soares Lima, Universidade Federal do Ceará, Brasil.

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela
    Universidade Federal do Ceará, Brasil.
    Bibliotecária da Universidade Federal do
    Ceará, Brasil.

  • Francisco Edvander Pires Santos, Universidade Federal do Ceará, Brasil
    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Bibliotecário da Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Publicado

2019-03-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Bibliotecário e editoração: mercado e competências necessárias. (2019). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 14(1). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/44664