A inovação no contexto da sociedade da informação

Autores

Resumo

O presente artigo se propôs a lançar luz sobre a importância de se publicizar o processo de inovação no Brasil, trabalhando a seguinte ideia: a coleta e a gestão de informações e de conhecimento do cidadão comum podem se revelar uma ferramenta destinada à ampliação da capacidade inovativa do País. Para tanto, foi realizada breve revisão da literatura acerca da dinâmica contemporânea característica do novo paradigma econômico-tecnológico da informação, foram levantados estudos sobre o envolvimento do cidadão comum no processo de inovação, e foram discutidos modelos desenvolvidos voltados para a sistematização da inovação. Os autores concluem que o Brasil ao deixar de publicizar a inovação, ou seja, de contemplar o fluxo livre e público de ideias, de informações e de experiências pode estar deixando de impulsionar seu potencial de inovação.

Palavras-chave: Informação. Inovação. Cidadão.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8655932

Biografia do Autor

  • Kilma Gonçalves Cezar , Universidade de Brasília

    Doutora em Desenvolvimento Sustentável pel a Universidade de Brasília. Pós-doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Funcionária do CNPq.

  • Emir José Suaiden,  Universidade de Brasília
    Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Doutor em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madri.

Publicado

2020-03-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

A inovação no contexto da sociedade da informação. (2020). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(1). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/51418