Projeto de preservação de documentos eclesiásticos: diagnóstico realizado no acervo do Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitória/ES

Autores

Resumo

Relata-se diagnóstico de preservação no Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitória/ES. Analisa o estado de preservação/conservação do acervo em papel e as técnicas para aumentar a longevidade das tipologias documentais. Concluiu-se que as ações realizadas são insuficientes para garantir preservação, havendo necessidade de adotar outros procedimentos, técnicas e metodologias arquivísticas, visando assegurar a integridade e longevidade dos registros eclesiásticos.

Palavras-chave: Arquivo eclesiástico. Documento arquivístico eclesiástico. Diretrizes de preservação. Diagnóstico de preservação.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8652930

Biografia do Autor

  • Lucimar dos Santos Lino, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

  • Rachel da Silva Alves , Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

  • Jorge Santa Anna , Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutorando em Gestão & Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bibliotecário da Universidade Federal do Espírito Santo.

  • Luiz Carlos da Silva , Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2020-03-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Projeto de preservação de documentos eclesiásticos: diagnóstico realizado no acervo do Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitória/ES. (2020). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(1). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/51449