A Presença da produção científica brasileira na revista Knowledge Organization no século XXI

Autores

  • Manoela Ferreira da Silva UNESP
  • Isadora Victorino Evangelista UNESP
  • José Augusto Chaves Guimarães UNESP

Resumo

Introdução: O periódico Knowledge Organization constitui hoje um dos principais veículos de comunicação científica no que diz respeito a questões de Organização do Conhecimento (OC). Objetivos: Dessa forma, considerou-se pertinente analisar como se apresenta o contexto brasileiro nessas comunicações, verificando quais são os autores e instituições mais produtivas, além de frequência de publicações, coautorias nacionais e colaborações com o exterior. Metodologia: Por meio da análise dos números publicados no período de 2001-2018, foi possível identificar uma forte presença de artigos de autoria brasileira, com um total de 51 produções. Resultados: Percebeu-se uma comunidade liderada pelos professores José Augusto Chaves Guimarães, Daniel Martínez-Ávila, Fábio de Assis Pinho e Renato Rocha de Souza, responsáveis por 28% de todas as publicações nesse período. Como instituições mais produtivas, destacam-se a Universidade Estadual Paulista – UNESP e a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, instituições essas que possuíam ao menos um autor afiliado em metade das incidências institucionais. Percebe-se ainda, um forte crescimento no número de artigos nos anos mais recentes, em especial no ano de 2012 e 2014 em diante, responsáveis por quase 85% do total de publicações brasileiras na revista. Em relação às coautorias nacionais, pode-se perceber um forte grupo preocupado com aspectos éticos e sociais da organização do conhecimento, estudos em linguagens documentárias, aspectos relativos à recuperação informacional, ontologias, web semântica, dentre outros. A respeito das coautorias internacionais, salientam-se grupos de interesses temáticos, como dimensões éticas e sociais, aspectos bibliométricos, interlocução com as ciências exatas e tecnologias, dentre outros. Conclusões: A liderança do grupo de autores confirma que a revista é aberta a temas como os aspectos éticos e sociais da OC, além das perspectivas tecnológicas no contexto desse domínio. Além disso, uma forte incidência de artigos filiados entre UNESP e UFMG revelou a especificidade e a tradição de pesquisa dessas duas universidades nas temáticas ligadas à organização do conhecimento.

Descritores: Análise de Domínio. Comunidades Epistêmicas. Produção científica brasileira. Knowledge Organization.

Palavras-chave: Bibliometria. Análise de Domínio. Comunidades Epistêmicas. Produção Científica Brasileira. Knowledge Organization.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38346

Biografia do Autor

  • Manoela Ferreira da Silva, UNESP

    Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
    (UNESP).  

  • Isadora Victorino Evangelista, UNESP

    Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade
    Estadual Paulista (UNESP). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São
    Paulo. 

  • José Augusto Chaves Guimarães, UNESP

    Doutor em Ciências da Comunicação. Professor do Departamento de Ciência da Informação
    da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). 

Publicado

2020-06-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

A Presença da produção científica brasileira na revista Knowledge Organization no século XXI. (2020). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(2). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/53605