Gestão Documental em Empresas Juniores: um desafio constante

Autores

Resumo

Apresenta a gestão documental e as funções arquivísticas no âmbito das empresas juniores. Essas organizações possuem alta rotatividade de pessoal, o que leva a dificuldades para gerir os recursos informacionais e construir uma base de conhecimentos que perdure a cada mudança de diretoria, comprometendo, assim, a memória organizacional. O estudo de abordagem qualitativa, de objetivo exploratório e descritivo, mostra experiências referentes à gestão documental de duas empresas juniores de diferentes perfis, tratando mais detidamente das funções arquivísticas de produção, classificação, descrição e difusão. Os dados obtidos demonstram que, independentemente da instituição de ensino superior, do tamanho da empresa, do tempo de existência, ou mesmo da localização geográfica e da respectiva Federação Estadual de Empresas Juniores à qual são associadas, as empresas juniores possuem desafios que se repetem, assim como soluções que podem ser compartilhadas e replicadas ou adaptadas, não somente por empresas do mesmo perfil, como também por outros tipos de organização.

Biografia do Autor

  • Mariene Alves do Vale, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFSC) Especialista em Gestão de Negócios | Bacharel e Licenciada em Psicologia (UFMG)
  • Ana Clara Cândido, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

  • Antonio Rodrigues de Andrade, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia em Espaços Hospitalares da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Downloads

Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Pesquisas em andamento

Como Citar

Gestão Documental em Empresas Juniores: um desafio constante. (2020). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(3), 100-110. https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/54242