Da extroversão dos acervos aos novos potenciais de análise da informação em processos de abertura de dados: em foco a documentação do acervo museológico do Museu do Índio/FUNAI

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a investigação efetuada a partir de objetos digitais, mais propriamente coleções digitais, procurando conceituar como compreende ciência aberta no contexto da pesquisa sobre os acervos museológicos de uma importante instituição, como o Museu do Índio. Utilizando-se de particularidades da ferramenta Tainacan aplicada pelo Museu do Índio para a disponibilização de seu acervo, de forma a efetuar a coleta de dados que tem grande representatividade no que diz respeito a um acervo museológico, a partir dessa coleta, foi possível representar os dados a partir do uso de métodos correlatos a análise de redes sociais (ARS), o que possibilita uma análise visual das informações obtidas e uma boa representatividade das correlações percebidas entre os diferentes aspectos do acervo.

Palavras-chave: Museu do Índio.Ciência Aberta.Tainacan.Análise de Redes Sociais.

Link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4765

Biografia do Autor

  • Eduardo Alves Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Mestrando em Gestão da Informação pela NOVA Information Management School (NOVA IMS), Universidade Nova de Lisboa (UNL) e pesquisador do projeto Tainacan – Acervos Digitais em Rede da Universidade Federal de Goiás (UFG).

  • Dalton Lopes Martins, Universidade de Brasília (UnB)

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo. Professor do curso de graduação de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB).

Publicado

2020-09-11

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Da extroversão dos acervos aos novos potenciais de análise da informação em processos de abertura de dados: em foco a documentação do acervo museológico do Museu do Índio/FUNAI. (2020). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(3). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/55041