Implementação de serviços institucionais de administração de dados

Autores

Resumo

As tarefas de gestão de dados de pesquisa ao longo do processo de pesquisa têm se tornado muito importantes devido à alta produção de dados e à exigência da sua preservação. Tanto bibliotecas quanto seções de apoio à pesquisa de diversas instituições de ensino e pesquisa têm começado a implementar serviços para a gestão de dados e a profissionalização desta gestão. Com um caráter qualitativo, e após um levantamento bibliográfico em bases de dados abertas, contextualiza-se a gestão de dados de pesquisa, analisam-se os perfis profissionais e determinam-se três fases para a implementação institucional destes serviços: elaboração de uma política, estabelecimento de uma unidade de informação e integração de profissionais da gestão de dados.

Palavras-chave: Administração de Dados; Dados de Pesquisa; Gestão de Dados de Pesquisa; Política de Dados; Serviços Institucionais.

Link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4819

Biografia do Autor

  • Paloma Marín-Arraiza, Universidade Técnica de Viena (TU Wien)
    Mestre em Informação e Comunicação Científica pela Universidade de Granada (Espanha). Information manager para indentificadores persistentes na biblioteca da Universidade Técnica de Viena (TU Wien).
  • Silvana Vidotti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP.

Publicado

2020-09-11

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Implementação de serviços institucionais de administração de dados. (2020). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(3). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/55062