Plano de gestão de dados fair: uma proposta para a Fiocruz

Autores

  • Viviane Santos de Oliveira Veiga Fundação Oswaldo Cruz https://orcid.org/0000-0001-8318-7912
  • Patricia Henning Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) https://orcid.org/0000-0003-0739-6442
  • Simone Dib Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Erick Penedo Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Jefferson da Costa Lima Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Luiz Olavo Bonino da Silva Universidade de Leiden (Holanda)
  • Luís Ferreira Pires Universidade de Twente (Holanda)

Resumo

Este artigo trás para discussão o papel dos planos de gestão de dados como instrumento facilitador da gestão dos dados durante todo o ciclo de vida da pesquisa. A abertura de dados de pesquisa é pauta prioritária nas agendas científicas, por ampliar tanto a visibilidade e transparência das investigações, como a capacidade de reprodutibilidade e reuso dos dados em novas pesquisas. Nesse contexto, os princípios FAIR, um acrônimo para ‘Findable’, ‘Accessible’, ‘Interoperable’ e ‘Reusable’ é fundamental por estabelecerem orientações basilares e norteadoras na gestão, curadoria e preservação dos dados de pesquisa direcionados para o compartilhamento e o reuso. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de template de Plano de Gestão de Dados, alinhado aos princípios FAIR, para a Fundação Oswaldo Cruz. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica e de análise documental de diversos planos de gestão de dados europeus. Concluímos que a adoção de um plano de gestão nas práticas cientificas de universidades e instituições de pesquisa é fundamental. No entanto, para tirar maior proveito dessa atividade é necessário contar com a participação de todos os atores envolvidos no processo, além disso, esse plano de gestão deve ser machine-actionable, ou seja, acionável por máquina.

Palavras-chave: Plano de Gestão de Dados.Dado de Pesquisa.Princípios FAIR.PGD Acionável por Máquina.Ciência Aberta.

Link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5030

Biografia do Autor

  • Viviane Santos de Oliveira Veiga, Fundação Oswaldo Cruz
    Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
  • Patricia Henning, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
    Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Professora do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • Simone Dib, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
    Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, convênio UFRJ/IBICT (2013). Possui especialização em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), bibliotecária da Fundação Oswaldo Cruz e atua na Biblioteca de Saúde Pública.
  • Erick Penedo, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
    Graduação em Sistemas de Informação pela Universidade do Grande Rio. Analista de Informação e Comunicação no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
  • Jefferson da Costa Lima, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
    Mestre pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (EMAP/FGV) em 2016, especialização em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/2012) e graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Coordenador adjunto da Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (ICICT/Fiocruz).
  • Luiz Olavo Bonino da Silva, Universidade de Leiden (Holanda)
    Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Twente na Holanda. Coordenador Internacional de Tecnologia do Escritório de Apoio e Coordenação Internacional GO FAIR e Professor Associado do grupo BioSemantics no Centro Médico da Universidade de Leiden na Holanda.
  • Luís Ferreira Pires, Universidade de Twente (Holanda)
    Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Twente na Holanda. Professor Associado da Faculdade de Engenharia Elétrica, Matemática e Ciência da Computação e membro do grupo de Serviços e Cibersegurança (SCS) da Universidade de Twente na Holanda.

Publicado

2020-09-11

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Plano de gestão de dados fair: uma proposta para a Fiocruz. (2020). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(3). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/55063