A Biblioteca Pública Benedito Leite e suas relações com a identidade, sociabilidade e enraizamento da cultura maranhense

Autores

  • Maurício José Morais Costa Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB)
  • Donny Wallesson dos Santos Universidade Federal do Maranhão
  • Kláutenys Dellene Guedes Cutrim Universidade federal do Maranhão
  • Conceição de Maria Belfort de Carvalho Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Reflexão acerca das relações que a Biblioteca Pública com a identidade, sociabilidade e enraizamento da cultura maranhense. Objetiva refletir as relações existentes entre a Biblioteca Pública Benedito Leite com a sociabilidade, identidade e enraizamento da cultura maranhense, na perspectiva de compreender qual o seu/seus local/locais simbólicos no Estado. Trata de um estudo de caráter exploratório, de caráter analítico, que fez uso da pesquisa bibliográfica e documental como instrumentos de fundamentação teórica. Discute os conceitos de identidade, sociabilidade e enraizamento social, a partir de autores como Candau (2018), Abrantes (2011), Carneiro (2008), Weil (2001), Santos (2013). Aborda os conceitos de bibliotecas púbicas com base em IFLA (1994), Bernardino e Suaiden (2011), Almeida Júnior (2015), Ferreira e Oliveira (2017). Descreve a Biblioteca Pública Benedito Leite, com base nos estudos de Braga (2013) e Castro, Silva e Castellanos (2011), evidenciando-a como um dos mais importantes aparelhos culturais do Estado do Maranhão. Relaciona os conceitos de identidade, sociabilidade e enraizamento com a Biblioteca Pública, tendo em vista sua capacidade em manter viva a história e a memória do Estado. Pontua que a Biblioteca Pública materializa as relações sociais estabelecidas em marcos temporais e espaciais específicos, logo reforçadores e mobilizadores do enraizamento dos referenciais identitários do Estado do Maranhão.

Palavras-chave: Bibliotecas Públicas. Biblioteca Pública Benedito Leite. Enraizamento cultural. Espaços de socialização.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/35247

Biografia do Autor

  • Maurício José Morais Costa, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB)

    Mestre em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (PGCULT-UFMA). Bacharel em Biblioteconomia. Especializando em Design Instrucional. Docente do Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB). 

  • Donny Wallesson dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

    Doutorando em Políticas Públicas na Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Cultura e Sociedade. Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Santa Terezinha -CEST/MA. Produtor e coordenador do Coletivo "O Circo Tá na Rua", Produtor Cultural da Manguezá Produções/MA e Representante do Maranhão no Segmento Circo no Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura.

  • Kláutenys Dellene Guedes Cutrim, Universidade federal do Maranhão

    Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA). 

  • Conceição de Maria Belfort de Carvalho, Universidade Federal do Maranhão
    Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora da Universidade Federal do Maranhão. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).       

Publicado

2020-09-22

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

A Biblioteca Pública Benedito Leite e suas relações com a identidade, sociabilidade e enraizamento da cultura maranhense. (2020). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(3). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/55392