Dialética das fontes biobibliográficas

Wikipédia, Currículo Lattes e a (des)invenção dos sujeitos no campo científico

Autores

Resumo

O texto é produto de pesquisa desenvolvida acerca das fontes de informação biobibliográfica e suas dinâmicas na Organização e Representação do Conhecimento, com foco na organização dos saberes, a saber, a pluralidade das formas e das experiências do conhecer. De natureza teórica, busca observar como se formam artefatos biobibliográficos sobre pesquisadores no contexto acadêmico e digital no Brasil. Explora-se neste texto dois dispositivos de informação distintos no plano empírico, o Currículo Lattes e a Wikipedia. Trata-se de uma dialética informacional a partir das práticas documentárias ou de práticas de escrita em rede sobre o sujeito pesquisador. Tomando a sociologia da ciência de Pierre Bourdieu, busca-se entender como se relacionam os agentes pela busca de reconhecimento no campo em que atuam. No plano da dialética, pela via das teorias de Mikhail Bakhtin, discute-se os modos distintos de enunciação, correspondentes às práticas informacionais distintas, uma documental e outra de escrita, percebendo as intencionalidades sociais para esta distinção na manipulação do enunciado. O foco da análise está no processo de individualização e de reconhecimento do pesquisador, a partir de um discurso biobibliográfico, sobrepondo o universo biográfico ao bibliográfico, e por fim como esta linguagem pragmática se comporta ao ser enunciada em diferentes locais de enunciação. Os resultados apontam para o questionamento do exercício discursivo como sistema de controle do que e do modo como se enuncia, livremente, igualitariamente e criticamente, o ser, biobibliograficamente, do sujeito pesquisador.

Palavras-chave: Biobibliografia. Wikipédia. Currículo Lattes. Dialética. Biopolítica acadêmica.

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/52517/31129

Biografia do Autor

  • Naira Christofoletti Silveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

    Professora Adjunta no Departamento de Biblioteconomia Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

  • Diogo Xavier da Mata, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Mestrando em Ciência da Informação Convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

  • Gustavo Silva Saldanha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

    Professor assistente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Dialética das fontes biobibliográficas : Wikipédia, Currículo Lattes e a (des)invenção dos sujeitos no campo científico. (2021). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 16(1). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/58226