Ciência da informação e bibliometria:

mapeamento da produção científica em periódicos brasileiros na temática educação a distância

Autores

  • Maria Elizabeth O. Costa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Dalgiza Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

A produção científica de uma área de conhecimento ou sobre uma temática específica écondiçãosinequa nonpara fortalecer e ampliar os resultados das pesquisas desenvolvidas.Da mesma forma que produzir é importante, também é preciso adotar estratégias para mediressa produção, considerando diferentes aspectos e variáveis, incumbência atribuída ao campoda Ciência da Informação, por meio de técnicas bibliométricas. Mesmo que os estudosbibliométricos sejam importantes, muitas temáticas recentes carecem de pesquisasquequantifiquem os aspectos inerentes à sua produção científica, como acontece com a Educaçãoa Distância. Portanto, questiona-se com que frequência esse tema tem sido abordado naliteratura nacional, na área da educação, no decorrer dos tempos.Este estudo objetivaapresentar uma análise quantitativa da produção científica, em Educação a Distância,no Brasil, publicada em artigos científicos, nos periódicos nacionais da área de Educação. Paratanto:a)apresenta os fundamentos teóricos e conceituais da Ciência da Informação ede suasrelações com a Bibliometria ecom alguns fundamentos históricos da Educação a Distância;b) identifica os periódicos classificados nos estratos A1, A2 e B1;e, por fim, c) analisa adistribuição das publicações, considerando a evolução temporal dos artigos, a frequência,pornúmero de revista, e o número de artigos, considerando o Qualis Periódicos.Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como descritiva, com procedimentos depesquisa bibliográfica e documental e utiliza técnicas bibliométricas. Os resultados indicaramuma amostra de 206 artigos, distribuídos entre 95 periódicos.Percebeu-se uma tendência decrescimento da produção científica sobre Educação a Distância, com acentuada elevação noperíodo de 2006 a 2011. Esse crescimento está relacionado à criação das políticas públicas edos planos governamentais, em prol dessa modalidade de educação, no Brasil. Portanto,concluiu-se que os fatos históricos e os investimentos relativos à Educação a Distância sãofatores que interferiram na produção científica sobre esse tema, na área da Educação.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Bibliometria. Educação a Distância. Produção científica em periódicos. Universidade Aberta do Brasil.

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11133/7784

Biografia do Autor

  • Maria Elizabeth O. Costa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bibliotecária da Escola Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada da Escola de Ciência da Informação (ECI)/Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento (PPG-GOC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Ciência da informação e bibliometria: : mapeamento da produção científica em periódicos brasileiros na temática educação a distância. (2021). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 16(1). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/58242