A Economia Política da Informação e os contributos sociocognitivos de sua institucionalização na produção científica brasileira em Ciência da Informação

Autores

  • Rafael Silva da Câmara Universidade Federal da Paraíba
  • Edvaldo Carvalho Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Apresenta os resultados de uma análise cujo objetivo geral é verificar os contributos sociais e cognitivos no processo de institucionalização científica da economia política da informação na produção científica brasileira em Ciência da Informação. Assim, constitui-se como um trabalho descritivo e documental, com utilização de análise bibliométrica. Conclui-se, a partir dos dados analisados, que a economia política da informação caminha em sua institucionalização social na produção científica e grupos de pesquisa no campo da Ciência da Informação brasileira, mas a sua institucionalização cognitiva permanece como um desafio.

Palavras-chave: Institucionalização Científica; Institucionalização Social; Institucionalização Cognitiva; Economia Política da Informação; Ciência da Informação.

Link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5122

Biografia do Autor

  • Rafael Silva da Câmara, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

  • Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba
    Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora visitante A no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Permanente na qualidade de Professora Visitante Sênior no Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

A Economia Política da Informação e os contributos sociocognitivos de sua institucionalização na produção científica brasileira em Ciência da Informação. (2021). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 16(1). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/58477