Modelo de Maturidade para avaliação da gestão do acervo acadêmico digital: desenvolvimento e resultados parciais

Autores

Palavras-chave:

instituições de ensino superior, gestão de documentos, acervo acadêmico digital, modelo de maturidade

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento das duas primeiras etapas e parte da terceira etapa da metodologia utilizada para criar um modelo de maturidade destinado à avaliação da gestão do acervo acadêmico digital em instituições de ensino superior no Brasil. Utilizando a abordagem da Design Science Research, as etapas iniciais se concentram na identificação do problema, análise de modelos de maturidade existentes e na estruturação do modelo de maturidade a ser proposto. Os resultados parciais indicam avanços na formulação de níveis de maturidade, método e métricas de avaliação, assim como dimensões e critérios para avaliar a gestão do acervo acadêmico digital nas instituições de ensino superior do país. Como conclusão, são traçadas expectativas para o desenvolvimento completo do modelo, que visa melhorar a conformidade, segurança e eficiência na gestão do acervo acadêmico digital.

Biografia do Autor

  • Sânderson Lopes Dorneles, UEPB

    Mestre em Ciência da Informação pela UFPE, Arquivista pela UFSM, e atualmente é professor do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba e Arquivista do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

  • Renato Fernandes Corrêa, Universidade Federal de Pernambuco

    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco, estando vinculado ao Departamento de Ciência da Informação e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE. Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Recuperação de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: indexação automática, categorização de texto, mineração de texto e recuperação de informação.

  • Daniel Flores, Universidade Federal de Alagoas

    Docente do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFAL em Maceió - Alagoas e do Curso de Biblioteconomia EAD da UFF, Classe E - Professor Titular. É Líder do Grupo de Pesquisa CNPq UFAL Ged/A Documentos Digitais: Gestão, Curadoria Digital, Preservação, Acesso e Transparência Ativa em Cadeia de Custódia Digital Arquivística (CCDA). É representante Nacional do Brasil no Grupo de Especialistas - GE RIBEAU - Red Iberoamericana de Enseñanza Archivística Universitaria / ALA - Asociación Latinoamericana de Archivos (ALA). É Bacharel em Arquivologia pela UFSM, Especialista em Organização de Arquivos pela USP, Mestre em Engenharia da Produção - Tecnologia da Informação pela UFSM, Doutor em Documentação pela USAL/Espanha - revalidado pela UFRJ como Doutor em Ciência da Informação no Brasil e pós-doutorado na USAL/Fundação Carolina em Documentos Digitais: Gestão e Preservação Digital. Consultor e Assessor em Projetos de Transformação Digital Arquivística.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Edição

Seção

Pesquisas em andamento

Como Citar

Modelo de Maturidade para avaliação da gestão do acervo acadêmico digital: desenvolvimento e resultados parciais. (2024). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 19(4), 036-044. https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/62710