Dinâmica política e transformações internacionais: os desafios da cooperação internacional em Ciência e Tecnologia no Brasil

Autores

  • Maria Conceição da Costa Universidade Estadual de Campinas
  • Amanda Almeida Domingues Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este trabalho apresenta a evolução histórica da cooperação internacional em Ciência e Tecnologia (C&T) no Brasil, relacionando-a às principais transformações internacionais nas relações entre os Estados e avalia criticamente algumas políticas recentes, apontando os desafios que permanecem no âmbito da cooperação internacional em C&T brasileira. A principal contribuição deste trabalho consiste na reflexão de que os desafios enfrentados pela colaboração internacional hoje advêm menos da dinâmica científica do que da política e não têm raízes internacionais.

Palavras-chave: Ciência e Tecnologia; Cooperação Internacional; Políticas Públicas.

Texto completo em: http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/view/714/496

Biografia do Autor

  • Maria Conceição da Costa, Universidade Estadual de Campinas
    Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Livre Docente Professora Associada do Departamento de Política Científica e Tecnológica. Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências, Departamento de Política Científica e Tecnológica.
  • Amanda Almeida Domingues, Universidade Estadual de Campinas
    Mestranda em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Departamento de Política Científica e Tecnológica.

Publicado

2015-12-17

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Dinâmica política e transformações internacionais: os desafios da cooperação internacional em Ciência e Tecnologia no Brasil. (2015). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 10(2). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/26925