Comunicação científica e atenção online: em busca de colégios virtuais que sustentam métrica alternativas

Autores

Resumo

Introdução: As trocas informacionais em torno da atividade de comunicação científica têm se tornado cada vez mais dinâmicas no ciberespaço, modificando a prática dos cientistas e ampliando o alcance dos resultados de pesquisa que atinge uma atenção online cada vez mais expressiva entre grupos distintos.
Objetivo: Analisar se os dados altmétricos de atenção online apontam a existência de “colégios virtuais” – compostos por pessoas de dentro e de fora da comunidade científica – sobre o tema científico sendo compartilhado e comentado nas mídias sociais. Metodologia: Estudo piloto, caracterizado como exploratório, tendo como foco de análise a repercussão do artigo de acesso aberto com o maior indicador altmétrico (n=2.728) para o ano de 2015, segundo divulgado pela Altmetric.com em seu ranking “Top 100”. A qualificação da atenção online é descrita pelas mídias mais expressivas (Twitter e Facebook) em uma amostra randômica (n=10%) para a qual se procedeu a análise de conteúdo e para caracterização do perfil dos grupos sociais que interagiram
e a categorização dos tipos de conteúdos de interação. Resultado: A forma mais comum de disseminação observada foi o de compartilhamento e repasse para o Twitter (62%) e Facebook (45%), seguido das categorias “conclusivo” (16% e 25%) e argumentativo (15% e 9,6%). O perfil dos usuários responsáveis pela circulação do artigo indica se tratar de especialistas da área da saúde.
Conclusão: Embora a altmetria proponha uma avaliação de impacto mais social e democrático da pesquisa científica os colégios virtuais caracterizados indicam um público especializado e o debate e circulação da informação científica sobre o artigo analisado se concentra na comunidade científica.

Palavras-chave: Comunicação científica. Altmetria. Atenção online. Colégios Virtuais.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27297/20120

Biografia do Autor

  • Ronaldo Ferreira Araújo, Universidade Federal de Alagoas

    Doutor em Ciência da Informação (UFMG). Professor do Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Alagoas, UFAL.

  • Ariadne Chloe Mary Furnival, Universidade Federal de São Carlos

    Doutora em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar.

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Comunicação científica e atenção online: em busca de colégios virtuais que sustentam métrica alternativas. (2017). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 12(1). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/34130