A dualidade das cidades inteligentes: melhoria da qualidade de vida ou controle informacional?

Autores

  • Hermann Bergmann Garcia e Silva Universidade FUMEC
  • Hudson Oliveira Leite Universidade FUMEC
  • Marta Macedo Kerr Pinheiro Universidade FUMEC

Resumo

Na análise conceitual das cidades inteligentes torna-se necessário definir sob qual perspectiva está se abordando o fenômeno, tendo em vista que se pode chegar a resultados diferentes dependendo do ponto de partida. Por este motivo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os impactos das cidades inteligentes a partir das perspectivas da melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos e do controle informacional pelo Estado, caracterizando uma ambivalência de avanços e retrocessos entre esses dois cenários. Por conseguinte, diante do contexto do desenvolvimento das tecnologias da informação e da convergência tecnológica, faz-se necessário compreender o processo de evolução das cidades inteligentes e como esse modelo pode ser utilizado como um instrumento de mudança da realidade, principalmente diante do crescimento populacional e da intensa urbanização.

Palavras chave: Cidades inteligentes. Cidades digitais. Estado informacional. Controle informacional.

Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/29309/16992

Biografia do Autor

  • Hermann Bergmann Garcia e Silva, Universidade FUMEC

    Mestrando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento na Universidade FUMEC, Brasil. Especialista em Regulação de Telecomunicações pelo Instituo Nacional de Telecomunicações, Brasil. Especialista em Direito Público pela Universidade Gama Filho, Brasil.

  • Hudson Oliveira Leite, Universidade FUMEC

    Mestrando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento na Universidade FUMEC, Brasil. Especialista em Gestão da Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário UMA, Brasil.

  • Marta Macedo Kerr Pinheiro, Universidade FUMEC

    Pós-doutora em Ciência da Informação e da Comunicação pela Universidade Paul Sabatier/IUT/Toulouse III, França Doutora em Ciência da Informação pelo convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora e pesquisadora permanente da Universidade FUMEC, Brasil.

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

A dualidade das cidades inteligentes: melhoria da qualidade de vida ou controle informacional?. (2017). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 12(1). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/34166