Aspectos da representação dos imigrantes haitianos no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba/PR

Autores

  • Myrian Regina Del Vecchio de Lima Universidade Federal do Paraná
  • Otávio Cezarini Ávila Universidade Federal do Paraná
  • Andrea Rosendo da Silva Universidade Federal do Paraná

Resumo

Desde o terremoto de 2010 no Haiti, iniciou-se um fluxo constante de imigração de habitantes do país para o Brasil. Este artigo contempla a análise de matérias publicadas pelo jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, PR, sobre a imigração dos haitianos no primeiro semestre de 2014. A escolha da temática se justifica por conta do número considerável destes imigrantes em Curitiba, bem como pelas implicações e contribuições que a investigação pode oferecer para a área de comunicação diante de um cenário global de imigração. O trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a problemática, a identidade dos grupos envolvidos e a comunicação na esfera das migrações e partiu do pressuposto de que a mídia impressa, como forma ainda fundamental de comunicação nas sociedades democráticas, enfatiza o imigrante muito menos como ser cultural, portador de identidade e em busca de cidadania em seus percursos de deslocamento em novos territórios, e muito mais como sujeito apenas econômico. Empiricamente, realizou-se a análise de conteúdo de matérias publicadas para se compreender alguns aspectos da representação construída sobre os haitianos.

Palavras-chave: Comunicação e migração. Migração de haitianos. Cultura e cidadania. Jornal Gazeta do Povo.

Link: http://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/55701

Biografia do Autor

  • Myrian Regina Del Vecchio de Lima, Universidade Federal do Paraná
    Bolsista Capes 2016, para estágio de pós-doutoramento na Université Lyon 2 Lumière, Lyon, França. Jornalista profissional. Bacharel em Direito. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (Universidade Federal do Paraná, 2002).Mestre em Comunicação Social (Universidade Metodista de São Paulo, 1992). Professora permanente e pesquisadora do Departamento de Comunicação, no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.
  • Otávio Cezarini Ávila, Universidade Federal do Paraná
    Professor Substituto do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), linha de Comunicação, educação e formações socioculturais. Graduado em Comunicação Social - Relações Públicas na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialista em Comunicação Popular e Comunitária (UEL).
  • Andrea Rosendo da Silva, Universidade Federal do Paraná
    Mestranda em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2010) e graduação em Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Positivo (2002). É jornalista, pesquisadora nas áreas de Comunicação e Cultura, Educação e Mídias e Educação das Relações Etnicorraciais; integrante do grupo de pesquisa' Comunicação, Educação e Organizações'/ Os Programas de Diversidade Sexual nas Organizações: entre o discurso social e a realidade marginalizada.

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Aspectos da representação dos imigrantes haitianos no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba/PR. (2017). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 12(1). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/34397