A importância do Projeto Político-Pedagógico para a legitimação da biblioteca escolar no Brasil: reflexões teóricas e conceituais

Autores

Resumo

Este artigo é parte da Tese de Doutorado em Ciência da Informação que está em desenvolvimento, denominada “A percepção dos projetos políticos pedagógicos dos colégios de aplicação das Universidades Federais brasileiras sobre o letramento para a competência informacional em bibliotecas escolares: a necessária legitimação da função pedagógica da biblioteca no contexto educacional”. Neste trabalho, serão apresentadas as reflexões teóricas e os conceitos explorados por uma parte da pesquisa bibliográfica executada, na qual buscou-se compreender a importância da participação da biblioteca e da atuação do bibliotecário escolar no desenvolvimento e na atualização do Projeto Político-Pedagógico das escolas. Observou-se por meio da revisão de literatura elaborada, que tal interação é fundamental para a legitimação da biblioteca escolar como espaço integrante do processo educativo e concluiu-se que a atuação proativa do bibliotecário escolar nas atividades de gestão da escola é essencial para efetivar a inserção dos serviços e produtos oferecidos pela biblioteca escolar no Projeto Político-Pedagógico.

Biografia do Autor

  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, UFMG
    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência docente nas áreas de Ciência da Computação, Biblioteconomia e Ciência da Informação, tendo atuado como professora e coordenadora de curso em diversas instituições de ensino superior. Suas áreas de interesse relacionam-se aos seguintes temas: Comportamento informacional; Usuários da Informação; Cultura e Informação; Aspectos Sociais da Informação; Processo de Comunicação e Fluxo de Informação; Inclusão Digital; Competência Informacional; Biblioteca Escolar, Leitura e Formação do Leitor.
  • Niliane Cunha Aguiar, UFS

    Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe. Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. 

     

Downloads

Publicado

2017-08-28

Edição

Seção

Pesquisas em andamento

Como Citar

A importância do Projeto Político-Pedagógico para a legitimação da biblioteca escolar no Brasil: reflexões teóricas e conceituais. (2017). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 12(2). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/35878