Qualidade da informação da idade nos registros de óbito no Brasil, 1996-2015

Autores

  • Fatima Valéria Lima Jacques Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • José Henrique Costa Monteiro da Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Raphael Mendonça Guimarães Fundação Oswaldo Cruz,

Resumo

da idade nos registros de óbito no Brasil, de 1996 a 2015. Foi realizada uma análise por ‘idade simples’ dos microdados de óbitos no Brasil no período mencionado. A preferência por dígitos terminais 0 e 5 foi avaliada usando o índice de Whipple (IW). Já a preferência pelos dígitos terminais de 0 a 9 foi expressa usando o método de Myers (IM). A qualidade dos dados de idade foi alta no período [IWtot = 0,55 – 0,83 (masculino) e 0,71 – 0,93 (feminino); IM = 0,388 – 1,004 (masculino) e 0,430 – 1,589 (feminino)]. A qualidade da informação foi mais satisfatória entre homens e não houve tendência significativa a uma melhora, sugerindo sua estabilidade durante os 20 anos analisados. Foi encontrada preferência pelo dígito terminal 0 (zero) principalmente entre mulheres. Concluiu-se que os dados de óbito no Brasil, com relação à idade, são satisfatórios, podendo ser utilizados em análises demográficas e epidemiológicas.

Palavras-chave: Qualidade de dados; Índice de Whipple; Índice de Myers; Mortalidade; Sistemas de Informação.

Link: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1599/2259

Biografia do Autor

  • Fatima Valéria Lima Jacques, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pediatria e Puericultura Margatão Gesteira, Serviço de Emergência Pediátrica. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
  • José Henrique Costa Monteiro da Silva, Universidade Estadual de Campinas
    Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Núcleo de Estudos de População. Campinas, SP. Brasil.
  • Raphael Mendonça Guimarães, Fundação Oswaldo Cruz,
    Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Laboratório de Educação Profissional em Informação e Registro em Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Qualidade da informação da idade nos registros de óbito no Brasil, 1996-2015. (2019). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 14(3). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/47893