Arquitetura para publicação de dados sobre biodiversidade em instituições de pesquisa

Autores

  • Eduardo Couto Dalcin Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-4661-0272
  • João Lanna Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
  • Natália Queiroz Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
  • Rafaela Campostrini Forzza Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Resumo

Desde a Declaração de Berlin sobre o Acesso Aberto ao Conhecimento em Ciências e Humanidades, publicada em 2003, a demanda por uma “ciência aberta” cuja preocupação primordial é tornar a atividade de pesquisa mais transparente, mais cola­borativa e mais eficiente, tem crescido na comunidade acadêmica. Aliado a isso, vem se consolidando a  percepção de que o acesso e compartilhamento de dados de pesquisa contribui de forma significativa para que a ciência avance e  maximize os investimentos aplicados em programas de pesquisa. Neste sentido este estudo apresenta uma proposta composta de repositórios digitais e ferramentas computacionais voltadas para publicação e compartilhamento de recursos de informação em institutos de pesquisa. A arquitetura proposta, baseada em ferramentas livres e de código aberto mostrou-se adequada à gestão e publicação de recursos de informação em instituições de pesquisa. Porém, esta abordagem apontou a necessidade de uma ferramenta de busca que integre as diferentes ferramentas, assim como da existência de um vocabulário controlado, capaz de indexar os recursos em seus diferentes contextos.

Palavras-chave: Dados Abertos.Ciência Aberta.Publicação de Dados Científicos.

Link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4740

Biografia do Autor

  • Eduardo Couto Dalcin, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
    Doutor em Informática aplicada à Biodiversidade pela Universidade de Southampton, no Reino Unido. Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 
  • João Lanna, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
    Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Ouro Preto - MG. Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
  • Natália Queiroz, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
    Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia. Instituição: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
  • Rafaela Campostrini Forzza, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
    Doutora em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo. Instituição: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Publicado

2020-09-11

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Arquitetura para publicação de dados sobre biodiversidade em instituições de pesquisa. (2020). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(3). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/55040