A contribuição das bibliotecas comunitárias para a formação de leitores: a voz da comunidade

Autores

Resumo

As bibliotecas comunitárias são formadas a partir da iniciativa de grupos ou de uma única pessoa para disponibilizar espaço e livros de forma gratuita à comunidade. O presente estudo investiga o impacto das bibliotecas comunitárias para a formação de leitores a partir da visão da comunidade em que estão inseridas. Nos procedimentos metodológicos adotou-se a pesquisa de campo com natureza básica e explicativa e abordagem qualitativa do problema. A pesquisa de campo foi realizada nas bibliotecas comunitárias Portal da Sabedoria e Monteiro Lobato, e a coleta de dados foi realizada por meio de pergunta gerativa de narrativa com os leitores com faixa etária entre 10 e 14 anos. O tratamento dos dados coletados se deu por meio da técnica de Análise de Conteúdo aplicada às falas com a definição de categorias a priori. Os resultados apresentam a participação dos leitores e a relação de pertencimentos deles com as bibliotecas. Concluiu-se que as bibliotecas comunitárias oferecem contribuições significativas para a cidade de São Luís, pois são espaços de convivência com impacto positivo na formação de leitores.

Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13667

Biografia do Autor

  • Clara Duarte Coelho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

    Bibliotecária pela Universidade Federal do Maranhão. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina.

  • Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Docente Sénior no Departamento de CI da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Biblioteconomia pela UEL, mestre e doutora em CI pela Unesp Marília.

Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

A contribuição das bibliotecas comunitárias para a formação de leitores: a voz da comunidade. (2020). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(3). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/55166