A preservação do patrimônio cultural maçônico a partir de coleções e museus

Autores

  • Raniel da Conceição Fernandes Universidade de Brasília
  • Maria Margaret Lopes

Resumo

As organizações de caráter maçônico preservam um conjunto de bens culturais que possibilitam a compreensão da instituição e de sua trajetória histórica. Alguns desses espaços abrigam museus, havendo também coleções maçônicas preservadas em museus históricos em geral. Porém, tais coleções e museus carecem de estudos que analisem sua história e representação. Este trabalho apresenta um levantamento das instituições culturais brasileiras que preservam objetos e coleções relacionadas à maçonaria. O estudo de caráter exploratório desenvolve-se a partir levantamentos bibliográficos e documentais, associado a pesquisas em bases de dados sobre museus e acervos museológicos, além de consultas aos setores de documentação museológica. De modo geral, o estudo apresenta uma contextualização da maçonaria, observando aspectos conceituais e históricos; uma caracterização das coleções maçônicas e, por fim, o levantamento das principais instituições detentoras de acervos maçônicos em nível nacional e internacional. Observa-se, por conseguinte, que os acervos históricos relacionados à maçonaria estão preservados em instituições geridas pela maçonaria, havendo também coleções presentes em instituições museais de história em geral, como os museus nacionais e que trata-se de um campo de investigação ainda a ser explorado.

Biografia do Autor

  • Raniel da Conceição Fernandes, Universidade de Brasília

    Bacharel em Museologia pela Universidade de Brasília (2013), pós-graduado em Museografia e Patrimônio Cultural pelo Claretiano Centro Universitário (Batatais/SP) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília/UnB (2019), na linha de pesquisa Organização da Informação, no projeto Museus, coleções, atores: história e perspectivas futuras. Museólogo responsável pelo Museu Maçônico Ariovaldo Vulcano (2015 a 2018), tendo experiência nas áreas de documentação e pesquisa de acervos e conservação preventiva. Atualmente é museólogo da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília.

  • Maria Margaret Lopes

    Maria Margaret Lopes possui graduação em Geologia pela USP, Mestrado em Educação pela UNICAMP, Doutorado em História Social pela USP e Livre Docência em História das Ciências pela UNICAMP. Professora associada MS-5 do Instituto de Geociências da UNICAMP de 1986 a 2009, é atualmente Bolsista PQ 1-C do CNPq e pesquisadora colaboradora senior do Programa de Pós-Graduação de Ciências da Informação da UnB e orientadora plena do Programa Interunidades em Museologia MAE-USP. A autora agradece ao CNPq o apoio a suas pesquisas.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Pesquisas em andamento

Como Citar

A preservação do patrimônio cultural maçônico a partir de coleções e museus. (2020). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(4), 1-13. https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/55981