A promoção da experiência dos utilizadores como um estímulo à aprendizagem em museus

um estudo exploratório

Autores

Resumo

De forma geral, as comunidades tendem a manifestar um desejo inerente de interação com o património de modo a conhecer o seu passado e formar a sua identidade. As instituições culturais, como os museus, são vistas enquanto serviços de informação, que devem gerir os seus objetos informacionais de modo a comunicar eficiente e apelativamente o significado dos seus artefactos aos visitantes, proporcionando-lhes através de uma narrativa contextualizada toda uma experiência de aprendizagem enriquecedora e memorável. No entanto, a experiência dos utilizadores é normalmente vista sob uma perspetiva da conceção de tecnologias. Este estudo procura alargar o conceito de experiência ao contacto do visitante com o espaço e contexto do museu. Para tal, procede-se a uma revisão de literatura para o presente estudo, de natureza qualitativa e exploratória, tendo por base pesquisas nas bases de dados de referência Web of Science e ProQuest com o fim de recuperar artigos científicos sobre a experiência dos utilizadores em museus. Enquanto resultado, o sistema tecnológico de informação é apontado como um elemento mediador entre a informação dos objetos e o conhecimento dos visitantes. Defende-se que os museus devem procurar afirmar-se como locais promotores de experiências pessoais de forma a promover o enriquecimento cultural dos visitantes. Embora esta ideia não seja necessariamente inédita, conclui-se que fatores mais ignorados como a tecnologia e o espaço devem constituir critérios-chave dessa afirmação.

Palavras-chave: User experience. Mediação. Museus. Ciência da Informação.

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/47319/31499

Biografia do Autor

  • André Pereira Pacheco, Universidade de Coimbra

    Doutorando em Ciência da Informação. Faculdade de Letras, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Universidade de Coimbra, Portugal.

  • Maria Cristina Vieira de Freitas, Universidade de Coimbra

    Diretora do Mestrado em Ciência da Informação. Faculdade de Letras, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Universidade de Coimbra, Portugal.

  • Carlos Guardado da Silva, Universidade de Coimbra

    Diretor do Mestrado em Ciências da Documentação e Informação. Faculdade de Letras, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Universidade de Coimbra, Portugal.

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

A promoção da experiência dos utilizadores como um estímulo à aprendizagem em museus: um estudo exploratório. (2021). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 16(1). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/58212