A pós-verdade como desafio central para a ciência da informação contemporânea

Autores

  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa sobre o fenômeno da pós-verdade e suas implicações para a ciência da informação enquanto um objeto de estudo. São apresentadas diferentes visões sobre o fenômeno: as que o enquadram na perspectiva de um fenômeno cultural ou político, e as que o correlacionam a outros fenômenos ou fatores. A seguir, apresenta-se a maneira como a ciência da informação definiu, historicamente, seus objetos de pesquisa, bem como as teorias e métodos para os estudar. Do confronto entre as duas discussões, propõe-se a necessidade de adaptações no âmbito da ciência da informação, para o desenvolvimento de categorias de análise que possam estudar de maneira adequada o fenômeno da pós-verdade: não como um problema tecnológico ou humano, mas como um processo da ordem da cultura.

Palavras-chave: Pós-verdade. Epistemologia da Ciência da Informação. Informações falsas.

Link: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/101666

Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor associado da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, da qual foi diretor de 2014 a 2017. Doutor em Ciência da Informação pela UFMG, com pós-doutorado pela Universidade do Porto, Portugal (2011) e pela Universidad de Salamanca, Espanha (2019).

Publicado

2021-09-25

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

A pós-verdade como desafio central para a ciência da informação contemporânea. (2021). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 16(2). https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/59381