Muito além do que se ver: representação imagética das xilogravuras de Nena Borges

Autores

Palavras-chave:

representação temática, representação imagética, Xilogravura, Nena Borges

Resumo

Esta pesquisa buscará estudar o processo de representação da xilogravura como arte na Ciência da Informação, através da análise imagética das xilogravuras de Nena Borges, a mais antiga Xilogravadora em atividade no Estado de Pernambuco. Diante disso, propõe-se como objetivo geral analisar as temáticas das xilogravuras de Nena Borges, fundamentada na metodologia iconográfica de Panofsky. Para tanto, o arcabouço teórico se fundamentará no âmbito da Representação temática e imagética da informação. Quanto ao percurso metodológico, este estudo configura os seus objetivos como uma pesquisa descritiva e bibliográfica, de abordagem qualitativa e natureza aplicada e, no que se refere aos procedimentos, enquadra-se como uma pesquisa documental. Como instrumento de coleta de dados, será utilizada à análise documental do catálogo de xilogravuras produzidas pela artista e disponíveis em formato online, bem como uma entrevista (não estruturada) para compreender, em suas obras, o processo de representação do protagonismo feminino da artista dentro de um universo xilográfico predominantemente masculinizado.

Biografia do Autor

  • Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

    Mestre em Biblioteconomia e Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e Pós-doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo.

    Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Membro efetivo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Edição

Seção

Pesquisas em andamento

Como Citar

Muito além do que se ver: representação imagética das xilogravuras de Nena Borges. (2023). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 18(4), 048-057. https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/61807