Da comunicação científica à divulgação inclusiva: cartilhas como ferramentas de apropriação social do conhecimento

Autores

Palavras-chave:

Cartilha, Comunicação científica, Produção editorial, Instituto Tecnológico Vale, Belém - Pará

Resumo

A pesquisa tem por objetivo analisar sob a percepção dos autores a importância e desafios na produção editorial do conhecimento em formato de cartilhas no Instituto Tecnológico Vale, Belém, Pará. A metodologia aplicada caracteriza-se por descritiva, de caráter qualitativo e abordagem básica; tendo como métodos a pesquisa documental e de campo, fazendo uso dos instrumentos de coleta como levantamento documental, para identificação das cartilhas publicadas, e aplicação de entrevista estruturada. A criação de cartilhas visa democratizar o conhecimento em contextos rurais, utilizando linguagem simplificada e design atrativo para facilitar a compreensão de informações essenciais. Ao traduzir conhecimento técnico em formatos acessíveis, as cartilhas impactam a segurança alimentar e incentivam práticas agrícolas sustentáveis, garantindo que os benefícios da pesquisa científica alcancem aqueles que realmente precisam.

Biografia do Autor

  • Eddie Carlos Saraiva da Silva, Universidade Federal do Pará

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciência da Informação, Mestrando no PPG em Comunicação, Cultura e Amazônia, e Mestre em Ciência da Informação, ambos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bacharel em Biblioteconomia pela UFPA. Pesquisador membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA), pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Grupo de Pesquisa MensureLab - Laboratório de Estudos Métricos da Informação e de Avaliação de Políticas Públicas em CTI para o desenvolvimento da Amazônia Legal (UFPA); Grupo de Pesquisas e Estudos de Políticas e Gestão Escolar (UFPA); Grupo de Pesquisa em Organização e Representação do Conhecimento e da Informação na Amazônia - ORCI AMAZÔNIA (UFPA).

  • Surama Maria Oliveira Andrade, Universidade Federal do Pará

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bacharela em Biblioteconomia pela UFPA. Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa MensureLab - Laboratório de Estudos Métricos da Informação e de Avaliação de Políticas Públicas em CTI para o desenvolvimento da Amazônia Legal (UFPA); Grupo de Pesquisas e Estudos de Políticas e Gestão Escolar (UFPA).

  • Rodrigo da Silva Almeida, Universidade Federal do Pará

    Mestrando no Programa de Po´s-Graduação (PPG) em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Ciência da Informação pela UFPA. Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFPA. Pesquisador membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA), pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

2026-01-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Da comunicação científica à divulgação inclusiva: cartilhas como ferramentas de apropriação social do conhecimento. (2026). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 20(3), 064-078. https://www.pbcib.com/pbcib/article/view/62738